terça-feira, 26 de outubro de 2010

Índice de Percepção da Corrupção

A organização Transparency International divulgou os dados para 2010 do Índice de Percepção de Corrupção, uma métrica do nível de corrupção em instituições públicas para 178 países. O índice varia de 10 (pouca corrupção) a 0 (muita corrupção). O índice é divulgado desde 1995. Veja aqui a comparação histórica:

Índice de Percepção da Corrupção (quanto menor o índice, maior a corrupção):
1995 (acesse o relatório aqui): 2,7
2002 (acesse o relatório aqui): 4,0
2010 (acesse o relatório aqui): 3,7

Ou seja, ao longo do governo Fernando Henrique Cardoso ocorreu uma redução significativa no nível de corrupção das instituições públicas do Brasil, enquanto que nos oito anos do governo Lula a corrupção aumentou no país, representando um grave retrocesso no desenvolvimento do Brasil como democracia.

Sobre o índice ser de percepção ao invés de corrupção propriamente dita, a instituição Transparency International ressalta o seguinte:

"Perceptions are used because corruption – whether frequency or amount – is to a great extent a hidden activity that is difficult to measure. Over time, perceptions have proved to be a reliable estimate of corruption."

Traduzindo: "Percepção é utilizada pois corrupção - tanto em frequência quanto quantidade - é em grande parte atividade oculta que é difícil de medir. Ao longo do tempo, percepção tem provado ser uma estimativa confiável da corrupção."

Após várias reclamações infundadas, baseadas apenas na utilização da palavra "percepção", ressaltamos: o índice é calculado considerando-se vários fatores, e inclui entrevistas com jornalistas, agentes públicos e empresários, entre outros, e é considerado pela Transparency International uma medida mais exata da corrupção real que outras baseadas em números de escândalos, denúncias e investigações. Para mais informações, leia o relatório completo aqui.

4 comentários:

Burro, mas nem tanto disse...

Usar o índice de *percepção* da corrupção para depois concluir que houve aumento ou redução da corrupção em si é realmente muito sofisticado. Estava gostando do blog, achei que pudesse realmente contribuir para acabar com o "achômetro", contudo, como sou burra, mas nem tanto, entendi que a preocupação não é essa... É criar outro achômetro, né? Parabéns.

Rodrigo disse...

Adicionamos uma nota referente ao uso do Índice de Percepção da Corrupção. A Transparency International deixa claro, em seu relatório, que percepção é, sim, uma MEDIDA CONFIÁVEL do nível real de corrupção. Se você quiser mais informações, leia o relatório completo, cujo link está no post.

Nós utilizamos apenas dados reais de instituições confiáveis, todos com as devidas citações. Se existe algum motivo para acreditar que a Transparency International não fornece medidas confiáveis, por favor fundamente sua acusação com informação objetiva.

Anônimo disse...

Rodrigo,
para a dúvida sobre corrupção Transparency e achômetro talvez contribuisse se você aproveitasse também a colocação no ranking, de 45o para 75o em 2009 e 69o em 2010 e citasse que obtém a "percepção" entrevistando empresários sobre com que frequencia sao instados a pagar... etc Claro, que há questoes de espaço e as pessoas devem/deveriam recorrer ao link mas para enfrentar as mentiras de chofre, talvez seja produtivo.
Grato
Anubis Rezende

Rodrigo disse...

Infelizmente, não temos tempo para extrair e traduzir os trechos relevantes da metodologia do estudo, mas realmente seria interessante.

Quanto ao ranking, resolvemos omitir esta informação pois o número de países avaliados também mudou significativamente entre 2002 e 2010, o que complica qualquer comparação entre colocações.