sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ensino Profissional - Dados Preliminares

Preparando a próxima comparação entre governos, levantamos junto ao Censo da Educação Básica do INEP (link aqui) dados referentes ao número de matrículas em instituições federais do Ensino Profissional no Brasil. Os dados, apesar de estarem disponíveis apenas a partir de 2001 e, assim, não permitirem uma comparação mais completa entre os governos Lula e FHC, são bastante interessantes - e mostram o quão estarrecedora é a mentira sobre a evolução da área na propaganda eleitoral.

Número de matrículas na educação profissional em instituições federais:
2001: 56579
2002: 72249
2009: 86634

No último ano do governo Fernando Henrique Cardoso - o único com dados documentados pelo INEP para Educação Profissional - o número de matrículas aumentou em 15670, enquanto que durante os sete anos do governo Lula com dados já disponibilizados, o número de matrículas cresceu em apenas 14385. Ou seja, apenas no último ano do governo FHC houve um crescimento maior no número de alunos matriculados em instituições federais do ensino técnico que o alcançado em todo o governo Lula.

Estamos ainda verificando os dados e buscando fontes com uma série histórica mais longa para compararmos os dois governos de forma mais completa, mas a comparação preliminar já mostra uma imagem muito diferente daquela apresentada pela propaganda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estarrecedor! Vou mudar meu voto para o SERRA45.