quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Contenciosos na Organização Mundial do Comércio

A Organização Mundial do Comércio, ou World Trade Organization, é o principal órgão internacional para resolução de disputas comerciais entre diferentes países. Comparando a atuação dos últimos governos na defesa da soberania e interesses nacionais, levantamos agora dados de instauração de contenciosos, com o Brasil como reclamante, junto à OMC (verifique a informação aqui).

Registro de contenciosos junto à Organização Mundial do Comércio:
De 1994 a 2002: 22 contenciosos registrados.
De 2002 a 2010: 3 contenciosos registrados.


Os contenciosos são instaurados pelo país reclamante; no caso do Brasil, pela Coordenação-Geral de Contenciosos, do Ministério das Relações Exteriores. É evidente, assim, que o governo Fernando Henrique Cardoso teve atuação muito mais forte na defesa dos interesses comerciais Brasileiros frente ao resto do mundo que o governo Lula.

2 comentários:

Gustavo disse...

Olá parabéns pelo seu trabalho mostrando que o governo FHC não foi um fracasso como o PT quer que achemos. Gostaria que vc procurasse alguma coisa relacionada ao meio ambiente, já que agora o PT tanto fala disso.

Ricardo Froes disse...

Excelente trabalho, Rodrigo. Parabéns. Conseguiu reunir em um lugar só, muito bem diagramado, todos os dados e fontes que a gente sempre está precisando e nunca acha.