terça-feira, 26 de outubro de 2010

Concessões para Exploração de Petróleo

Sendo tema recorrente nas campanhas e debates desta eleição, apresentamos agora um comparativo dos contratos de concessão para exploração de petróleo nos últimos governos. Segundo o site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP (acesse os dados aqui), os números para contratos de concessão de exploração de petróleo são os seguintes:

Número de contratos de concessão para exploração petrolífera:
De 1999 a 2002: 37 blocos (média de 9,25 ao ano), dos quais 29 (ou 78,37%) à Petrobras
De 2003 a 2010: 478 blocos (média de 59,75 ao ano), dos quais 230 (ou 48,11%) à Petrobras

Vemos, desta forma, que a estratégia de concessão para exploração de petróleo - atacada como privatização pela campanha de Dilma e em material do PT - foi aplicada de forma muito mais ferrenha durante o governo Lula que durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Além disso, durante o governo Lula a proporção dos contratos de concessão firmados com empresas privadas - ou seja, cuja exploração foi concedida a outras empresas, e não à Petrobras - foi muito maior.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Sem policiamento, mas creio que quando você se refere aso casos em que a "exploração foi negada à Petrobrás" me pareceu um juízo. Não seria melhor descrever a situação explicando, se foi o caso, que a ANP optou por oferecer estes contratos a outras empresas e não à PBR? Ou não a PBR não tinha crédito suficiente para fazer frente a estes contratos e a ANP teve que ofertá-los a outros? É uma dúvida com a qual espero me esclarecer e contribuir para a linguagem isenta que você tem por hábito usar.
Grato
Anubis Rezende

Rodrigo disse...

Obrigado pela sugestão. O texto foi alterado.

foralula disse...

três sugestões:

1- gestão de contenciosos do Itamaraty: a página da organização mundial do comércio mostra que o governo FHC instituiu 22 contenciosos, contra só 3 do governo Lula.
http://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/dispu_by_country_e.htm

2- o governo Lula manteve a não-contratação dos mata-mosquitos da dengue, que tanto criticou em Serra.
http://www.aylons.kit.net/2004/09/pt-isso.html

3- Guido Mantega dizia, em AGOSTO de 2002, que o Brasil já estava no caminho certo para aumentar as reservas e ter uma balança comercial superavitária.
http://www.lourivalsantanna.com/bras0060.html

Rodrigo disse...

Obrigado pelas sugestões, iremos verificar!