terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bem-vindo à informação real

Olá,

Bem-vindo ao blog Governo Brasil. Consolidamos, aqui, as informações apresentadas no Governo Brasil Wiki, site criado para realizar uma comparação clara utilizando apenas dados reais e de fontes oficiais entre os últimos governos. Aqui você encontrará a verdadeira história sobre todas as mentiras que você vê na propaganda eleitoral, com links diretamente para as fontes oficiais dos dados para que você mesmo possa conferir tudo por conta própria - algo que as campanhas não querem que você faça.

Então leia o resumo geral e os quatro tópicos detalhados, verifique, informe-se, e tome a decisão certa baseada no Brasil de verdade - e não na ficção que querem lhe vender como real.


Resumo Visual das Estatísticas
(clique na imagem para vê-la no tamanho original)




Mapa de Desempenho dos Governos
(clique na imagem para vê-la no tamanho original)

19 comentários:

foralula disse...

olá Rodrigo.
em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho. tenho discutido algumas vezes nos últimos anos com pessoas que acreditam no marketing governista, e é difícil lembrar de cabeça as notícias e informações reais.
em segundo lugar, gostaria de perguntar como foi feito o cálculo do aumento deflacionado do salário mínimo.
obrigado.

Rodrigo disse...

O aumento deflacionado é calculado dividindo o valor do salário ao final do período pelo índice de inflação acumulada no período, e comparando este valor deflacionado ao valor do salário no incício do período. Estamos organizando as planilhas (por isso a falta de atualizações nos últimos dias) e em breve iremos publicá-las para que todos possam conferir os cálculos.

Anônimo disse...

Olá, belo trbalho
só tenho uma pergunta, meio que retórica...

se estes dados são verídicos porque o pessoal do PSDB não exploram isto na campanha, só ficamapanhando daqueles bandidos sem revidar à altura

Rodrigo disse...

Não faço idéia. Não somos ligados ao PSDB ou a nenhum outro partido. Buscamos os dados diretamente em fontes confiáveis, como está indicado em todos os casos e qualquer um pode verificar. Claro, não é uma visão completa, mas é um bom indicador da realidade como vista pelas agências oficiais.

Andre disse...

Muito legal, vou publicar o link no meu blog: www.magiclick,wordpress.com na seç|ão de Dicas para o Serra.

Não sou a favor do Serra, mas sou totalmente contrário a Luladilma. Também não consigo entender como é que o Serra não usa tantos fatos e informações disponíveis em qualquer jornal, revista e em muitos blogs.

Danilo disse...

Brilhante!
Parabéns pelo trabalho.

Danilo disse...

Brilhante!
Belo trabalho.
Parabéns.

Mariolo disse...

Não quero apoiar nenhum dos lados, mesmo porque não é o FHC e nem o Lula que estão concorrendo a presidência, Serra e Dilma são outras pessoas, nesse mundo da política qualquer um é vira-casaca!

Porém vendo o resultado do trabalho de vocês, que é muito bom por sinal, mostra que o governo Lula se esforçou em maquiar uma melhoria na qualidade de vida diminuindo a pobreza (aumento do salário mínimo, crescimento do PIB - PPC), na se importando com a base que é a educação, que acarreta em qualidade de vida, saúde preventiva, etc., e isso tudo converge para o crescimento do país.

Eu comecei a estudar antes do governo do FHC e terminei meu ensino superior no governo Lula, e só percebi uma coisa, a educação só piorou!

Pergunto, existe alguma relação com a valorização da moeda no início do plano real com o crescimento econômico do país, e um menor crescimento econômico do país com a subseqüente desvalorização da moeda nos últimos anos?

outra vez parabéns!

Anônimo disse...

O gráfico precisa mostrar algo da inclusão digital, como o número de domicílios com computadores.

Rodrigo disse...

A resposta para esse tipo de pergunta nunca é tão simples mas, a princípio, não. Durante o governo FHC, o mundo encontrava-se em uma situação precária se compararmos com a situação internacional durante o governo Lula. Recessão generalizada, várias crises localizadas (México, Rússia, Tigres Asiáticos, Argentina, etc.) e outros fatores contribuíam para um crescimento médio mundial relativamente baixo. Mesmo assim o Brasil, ainda em recuperação da hiperinflação que só acabou com o Plano Real, conseguiu manter um nível de crescimento razoável em relação à média mundial. No governo Lula, o resto do mundo já havia se recuperado e estava em plena expansão. O Brasil, no entanto, não acompanhou este crescimento e, apesar de crescer mais que no governo FHC, afastou-se ainda mais da média do resto do mundo.

Rodrigo disse...

Ao anônimo falando sobre inclusão digital: não há dados para a maioria do governo FHC. De qualquer forma, é uma área difícil de comparar, já que a tecnologia avançou muito, os preços caíram muito, e acesso público à Internet só se deu no Brasil após a privatização da telefonia. Preferimos, desta forma, não comparar. Seria o mesmo que comparar o número de modelos de iPhone lançados no governo Lula contra o número lançado no governo FHC.

João Lucas disse...

Muito bom post! Parabéns!

Maria Lucia disse...

Que chegue naqueles que gostam tanto de fazer comparações do antes e do depois...
Essa estatística vai calar suas bocas. Pensando bem, vão dizer que se trata de um "factóide"...palavra tão ao gosto petista...rs

F. disse...

Olha, aos colegas que se questionam porque o Serra não usa esses dados confiáveis em sua campanha, a resposta é muito simples. Os eleitores de Lula/Dilma são justamente os beneficiados pela diminuição da pobreza, ou seja, a maioria da população brasileira, com exceções das pessoas bem abastadas, no entanto fanáticas que defendem o partido até as últimas consequências. Ultrapassando inclusive princípios da democracia. Fora isso, as pessoas mais esclarecidas já têm noção destas informações e, portanto, votaram na Marina ou Serra.
Mas o que ganha a eleição é a vontade da massa. Se é mais coerente ou não ai já entra outra discussão de caráter mais subjetivo.

Gustavo Silva disse...

Parabéns pelo seu trabalho nesse blog. É sempre bom saber que a verdade ainda sobrevive, jogada pelos cantos, colocada em eutanásia pelos petistas, mas há sempre um cidadão valoroso e decente para revelá-la.
Parabéns também pela sua imparcialidade nessa questão delicada. Por algum motivo Serra não quer usar esses dados. Parece que o PSDB tem vergonha do passado.

matheus reis disse...

Oi,

Onde posso verificar a vericidade desses dados?

obrigado

Rodrigo disse...

Matheus, todas as informações são acompanhadas de citações - no post ou na seção da página - indicando a fonte e com link direto para ela. A exceção é o IPEA, onde, devido a características do sistema deles, em alguns casos fornecemos apenas o link para a página inicial e é preciso navegar até localizar os dados. Vamos atualizar em breve com instruções de navegação para facilitar a busca nesses casos.

Unknown disse...

Olá Rodrigo, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho de pesquisa. Entretanto, ao tentar buscar as fontes dos números, tanto no ibge quanto no inep, acabo encontrando uma confusão de links e páginas e é muito difícil achar os números. Minha sugestão é: por que não precisar mais as fontes, colocando um link que leve à página diretamente já com os índices ou com o pdf onde está o dado. O site ficaria muito mais impactante assim.

Rafael disse...

João: Concordamos que o ideal seria fornecer links diretos para os dados oficiais, mas infelizmente alguns sistemas (como o site do IPEA) não tornam isso possível. Para compensar, pretendemos publicar nos próximos dias instruções detalhadas sobre como navegar através de cada um dos sites para chegar aos dados mencionados aqui.